Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

What adolescents think of religious groups on sexuality: action research / O que pensam adolescentes de grupos religiosos sobre sexualidade: pesquisa-ação / Lo que piensan los adolescentes de grupos religiosos sobre sexualidad: investigación-acción

Ferreira, Adriana Gomes Nogueira; Vieira, Neiva Francenely da Cunha; Vieira, Patrícia Neyva da Costa.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-581836
Problema A adolescência é o momento de diversas mudanças e a participação em atividades religiosas poderá ou não proporcionar um maior empoderamento relacionado à adoção de comportamentos sexuais saudáveis.

Objetivos:

Analisar como adolescentes inseridos na igreja compreendem sua sexualidade, baseado no pensamento de Paulo Freire.

Metodologia:

Tratou-se de uma pesquisa-ação, realizada em 2009. Os sujeitos foram dez adolescentes integrantes de grupos da Renovação Carismática Católica. Como método e técnica para coleta de informações foi utilizado o Círculo de Cultura. A análise e interpretação dos resultados privilegiaram a discussão de acordo com a ocorrência do círculo, considerando a experiência vivida pelo grupo e o diálogo com a literatura.

Resultados:

Neste sentido, os adolescentes refletiram acerca da sexualidade, demonstraram desconhecimento e desejo de espaços que contemplem suas necessidades de informação, que promovam o diálogo e possibilitem a discussão sobre temas que para eles são silenciados entre seus pares, inclusive na igreja.

Conclusões:

À enfermagem cabe conhecer a realidade dos sujeitos e utilizar metodologias emancipatórias que favoreçam o diálogo pautado na confiança e respeito, fortalecendo uma relação de amizade para a reflexão, envolvendo a adoção de comportamentos sexuais seguros com adolescentes inseridos na Igreja.
Biblioteca responsável: BR1342.1