Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Violência na escola pública: relatos de professores / Violence in public school: reports of teachers

Vieira, Luiza Jane Eyre de Souza; Abreu, Carlos Alberto Pereira de; Valdês, Maria Teresa Moreno; Oliveira, Eliany Nazaré de; Ferreira, Renata Carneiro; Catrib, Ana Maria Fontenelle.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-583385

Objetivo:

Analisar a percepção de violência a partir dos relatos de professores do Ensino Fundamental e Médio de uma escola pública estadual, em Fortaleza, Ceará.

Método:

Estudo descritivo, qualitativo, realizado com 26 professores, no período de janeiro a maio de 2006. Para a coleta de dados adotaram-se os seguintes procedimentos discussão sobre violência na escola durante as reuniões da semana pedagógica; leitura do regimento escolar e distribuição de um instrumento com questão norteadora sobre a concepção de violência, a partir da realidade escolar, entre os participantes do estudo. Posteriormente foi feita a análise temática dos relatos.

Resultados:

Através dos relatos dos professores emergiram as seguintes categorias agressões físicas, verbais e brigas como as mais citadas; esconder objetos pessoais, palavrões, empurrões, desrespeito ao professor e brincadeiras de mau gosto também foram mencionados.

Conclusão:

A partir dos relatos conclui-se que a violência é percebida nas dimensões física, moral e simbólica e essas ?tipologias? corroboram as denominações encontradas na literatura como bullying ou incivilidades, que predominam no contexto escolar.
Biblioteca responsável: BR6.1