Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Gêmeos unidos e autorização judicial para o aborto / Conjoined twins and legal authorization for abortion

Nomura, Roseli Mieko Yamamoto; Brizot, Maria de Lourdes; Liao, Adolfo Wenjaw; Hernandez, Wagner Rodrigues; Zugaib, Marcelo.
Rev. Assoc. Med. Bras. (1992) ; 57(2): 205-210, mar.-abr. 2011. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-584074

OBJETIVO:

Descrever casos de gravidez de gêmeos unidos de acordo com a solicitação de autorização judicial para interrupção gravidez.

MÉTODOS:

Análise retrospectiva das gestações de gêmeos unidos, sem possibilidade de sobrevida extrauterina ou de separação cirúrgica pós-natal, atendidos em um hospital terciário, entre 1998 e 2010.

RESULTADOS:

Entre 30 casos observados durante o período do estudo, seis (20,0 por cento) casais decidiram continuar com a gravidez, e, em cinco (16,7 por cento) casos, a autorização para interrupção da gestação não foi solicitada devido à idade gestacional avançada (> 25 semanas). A autorização para interromper a gravidez foi solicitada em 19 (63,3 por cento) casos a permissão foi concedida em 12 (63,2 por cento), indeferida em cinco (26,3 por cento), e não se teve a informação do resultado em dois (10,5 por cento) casos. Nos casos submetidos à interrupção legal da gestação, o parto vaginal foi realizado em 83,3 por cento, e no grupo em que a autorização não foi concedida, a cesárea foi realizada em todos os casos (p < 0,01).

CONCLUSÃO:

A solicitação da autorização judicial para o aborto é uma alternativa na gravidez de gêmeos unidos sem prognóstico de sobrevida pós-natal. Além disso, o sucesso de um parto vaginal pode ser obtido na maioria dos casos antes do terceiro trimestre, reduzindo os riscos à saúde da mulher e o sofrimento do casal.
Biblioteca responsável: BR1.1