Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Promoção da saúde no hospital sob a ótica do enfermeiro: estudo descritivo-exploratório / Promoción de la salud en el hospitalario bajo la perspectiva del enfermero: estudio exploratorio descriptivo / Promoting health in the hospital from the viewpoint of the nurse: descriptive-exploratory study

Nunes, Joyce Mazza; Martins, Álissan Karine Lima; Nóbrega, Maria de Fátima Bastos; Souza, Ângela Maria Alves e; Fernandes, Ana Fátima Carvalho; Vieira, Neiva Francenely Cunha.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-586414
O estudo pretende identificar a visão do enfermeiro sobre promoção da saúde no contexto hospitalar contribuindo para a reflexão sobre as práticas existentes e a ampliação dos olhares sobre o cuidado de enfermagem numa perspectiva crítica e transformadora. Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo descritivo-exploratória realizada com enfermeiros de um hospital público do município de Fortaleza (CE). Após as entrevistas, as informações foram organizadas e interpretadas segundo análise temática. Os relatos evidenciam o predomínio de uma concepção ampliada em saúde. Entretanto, as estratégias utilizadas por enfermeiros na sua prática hospitalar ainda estão centralizadas na prevenção, tratamento e cura de doenças em detrimento a cuidados integrais voltados a promoção da saúde. Portanto, se fazem necessários avanços para o alcance do desenvolvimento de ações segundo a promoção da saúde no contexto hospitalar, contribuindo para o fortalecimento dos vínculos com os sujeitos gerando experiências que reafirmem a viabilidade de tais pressupostos em todos os cenários da enfermagem como forma de incremento na qualidade de vida da clientela nos espaços em que se processam as questões de saúde.
Biblioteca responsável: BR1342.1