Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Identificação dos fatores de risco para depressão pós-parto: importância do diagnóstico precoce / Identifying the risk factors for postpartum depression: importance of early diagnosis / Identificación de los factores de riesgo para depresión post-parto: la importancia del diagnóstico precoz

Gomes, Lorena Andrade; Torquato, Valéria da Silva; Feitoza, Aline Rodrigues; Souza, Adriano Rodrigues de; Silva, Maria Adelane Monteiro da; Pontes, Ricardo José Soares.
Rev. RENE ; 11(n.esp): 117-123, dez. 2010.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-589720
A pesquisa objetivou identificar os fatores de risco que podem contribuir para a Depressão Pós-parto (DPP), bem como identificar os sintomas que podem caracterizá-la no período puerperal imediato. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, realizada entre abril e maio de 2008, com puérperas (n=95) de uma maternidade de Referência da cidade de Fortaleza-CE/Brasil. Como instrumentos utilizaram-se um formulário com informações socioeconômicas e demográficas e a Edinburgh Postnatal Depression Scale (EPDS), para avaliação da DPP. A prevalência de depressão pós-parto encontrada foi de 24,2% (EPDS=13). Os achados sugerem que baixas condições socioeconômicas podem contribuir para o desenvolvimento de DPP e, apesar de ser uma enfermidade subdiagnosticada, os números encontrados revelam alto percen¬tual de puérperas suscetíveis a desenvolver sintomas depressivos após o parto.
Biblioteca responsável: BR6.1