Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção de mulheres sobre a vivência do trabalho de parto e parto / Perceptions of women about the experience of labor and delivery

Oliveira, Andressa Suelly Saturnino de; Rodrigues, Dafne Paiva; Guedes, Maria Vilaní Cavalcante; Felipe, Gilvan Ferreira.
Rev. RENE ; 11(n.esp): 32-41, dez. 2010.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-589729
A visão sobre o parto e a maneira como é vivenciado são singulares. Dessa forma, cada mulher deve receber atendimento diferenciado. Objetivou-se conhecer a percepção de puérperas acerca da vivência do trabalho de parto e parto. Estudo ex¬ploratório e descritivo, qualitativo, realizado em hospital público de nível secundário de Fortaleza — Ceará, com catorze puérperas que se encontravam em Alojamento Conjunto. Os dados foram coletados em agosto e setembro de 2009, por meio de entrevista semiestruturada. Os depoimentos foram organizados segundo a técnica de Análise de Conteúdo. As descrições do trabalho de parto e parto enfatizaram alívio pela superação da dor e felicidade em poder ter o filho nos braços, porém a sensação de dor foi apresentada como critério para classificar o momento como negativo, apesar de necessária ao nascimen¬to. Conclui-se que a vivência do trabalho de parto deve ser levada em consideração, pois traz repercussões à participação da mulher na parturição.
Biblioteca responsável: BR6.1