Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Controle pressórico de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca / Blood pressure control in patients submitted to cardiac surgery / Control presórico de la presión de pacientes sometidos a cirugía cardíaca

Ponte, Keila Maria de Azevedo; Aragão, Antonia Eliana de Araújo; Marques, Marilia Braga; Ferreira, Adriana Gomes Nogueira; Vasconcelos, Michelle Alves; Silva, Maria Adelane Monteiro.
Rev. RENE ; 11(4): 118-126, out.-dez. 2010.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-589740
As alterações nos níveis tensionais são comumente encontradas nos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca. Este estudo teve como objetivo analisar os níveis pressóricos dos pacientes no perioperatório de cirurgia cardíaca. Pesquisa descritiva e documental, a amostra foi 176 prontuários dos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca em 2007 no Hospital do Coração de Sobral-CE. Quanto ao perfil foi predominante os pacientes do sexo masculino, casados, residindo em municípios distantes do serviço de saúde e população com mais de quarenta anos. A cirurgia de revascularização do miocárdio foi realizada em mais da metade dos pacientes. Houve oscilações nos valores de pressão arterial, porém a normotensão predominou em todas as fases da cirurgia cardíaca, alterações mais importantes ocorreram no pós-operatório. Devido às alterações na pressão arterial nos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca, a equipe de enfermagem deve estar cada vez mais habilitada e apta para a monitorização desse parâmetro.
Biblioteca responsável: BR6.1