Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sistematização da assistência de enfermagem a paciente com síndrome hipertensiva específica da gestação / Nursing assistance systematization for the patient with pre–eclampsia / Sistematización de la asistencia de enfermería a paciente con síndrome hipertensivo específico de la gestación

Aguiar, Maria Isis Freire de; Freire, Priscilla Brasileiro Galvão; Cruz, Isabella Marfisa Pessoa; Linard, Andréa Gomes; Chaves, Emília Soares; Rolim, Isaura Letícia Tavares Palmeira.
Rev. RENE ; 11(4): 66-75, out.-dez. 2010.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-589746
A Síndrome Hipertensiva Específica da Gestação (SHEG) é uma doença de grande morbimortalidade na gestação, caracterizada por hipertensão arterial, proteinúria e/ou edema, possuindo elevada taxa de incidência e prevalência no Brasil. O objetivo foi elaborar um formulário de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) à pacientes com SHEG a partir da identificação de diagnósticos de enfermagem (DE) da NANDA. Pesquisa descritiva realizada em uma Maternidade-Escola na cidade de Fortaleza–Ceará, nos meses de abril a maio de 2009, com aplicação de histórico de enfermagem à gestantes com SHEG. Nos resultados identificou-se 11 DE. Os mais freqüen¬tes foram risco de infecção, dor aguda, baixa auto-estima situacional, volume de líquidos excessivo, náusea, privação do sono, risco de função hepática prejudicada. Realizou-se prescrição de cuidados baseada na classificação da Nursing Intervention Classification (NIC). O estudo reflete a necessidade da implementação da SAE para a melhoria da assistência, tornando o cuidado diferenciado, individualizado e humanizado.
Biblioteca responsável: BR6.1