Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil das condições de seguimento terapêutico em portadores de hipertensão arterial / Survey of the follow-therapeutic patients with hypertension

Vitor, Allyne Fortes; Monteiro, Flávia Paula Magalhães; Morais, Huana Carolina Cândido; Vasconcelos, João Dennys Pinheiro; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira; Araujo, Thelma Leite de.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 15(2): 251-260, abr.-jun. 2011. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-590110
A proposta foi investigar os aspectos comportamentais referentes ao seguimento da terapêutica farmacológica e não farmacológica e o grau de adesão ao tratamento anti-hipertensivo de um grupo específico. Estudo observacional descritivo com análise quantitativa, realizado no Centro de Referência da Assistência Social em Fortaleza-CE, de agosto/2008 a maio/2009. Dados obtidos de 49 indivíduos por entrevista e exame físico. Mais de 50 por cento dos participantes seguiam as terapêuticas não farmacológicas. Prevaleceram a terapia combinada (53 por cento) e as classes medicamentosas de diuréticos (72 por cento) e inibidores da enzima conversora de angiotensina (55 por cento). Muitos participantes (49 por cento) referiram reações adversas. Destas, as mais citadas foram poliúria e tontura (29 por cento). Quanto ao grau de adesão, a média correspondeu ao conceito não adesão leve. A avaliação dos comportamentos de seguimento terapêutico e a caracterização clínico-epidemiológica são necessárias para o enfermeiro planejar estratégias educativas. Ambas possibilitam ajustes no planejamento das intervenções, contribuindo para a melhor adesão terapêutica dos indivíduos.
Biblioteca responsável: BR1.1
Localização: BR442.1