Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O princípio da integralidade na perspectiva dos coordenadores de um sistema de saúde no interior do Ceará. / The principle of integrality in the perspective of health system coordinators in Ceará, Brazil. / The principle of integrality in the perspective of health system coordinators in Ceará, Brazil

Freitas, Cibelly Aliny Siqueira Lima; Fernandes, Andréia Talita; Chagas, Maristela Inês Osawa; Soares, Carlos Hilton Albuquerque; Silva, Maria Josefina da; Brito, Maria da Conceição Coelho.
Cad. saúde colet., (Rio J.) ; 18(4)out.-dez. 2010.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: lil-593711
A integralidade diz respeito à articulação entre os diversos níveis de atenção, de maneira a ampliar o acesso ao sistema de saúde, e garantir resolutividade da atenção. Com isso, objetivou-se conhecer as concepções dos coordenadores do Sistema de Saúde de Sobral, Ceará acerca de sua integralidade. Os dados para análise, adquiridos por meio de entrevistas, foram organizados a partir do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Constatou-se que as representações mais expressivas foram DSC ?A? ? Integralidade a partir da compreensão de Saúde como um direito que deve ser garantido em todos os níveis; DSC ?B? ? Integralidade para além da garantia dos três níveis de assistência; DSC ?C? ? Integralidade é um princípio norteador do Sistema Único de Saúde (SUS); DSC ?D? ? Integralidade como sinônimo de intersetorialidade; DSC ?E? ? Integralidade como sinônimo de trabalho em equipe; e DSC ?F? ? Integralidade é a garantia da assistência. Assim, fica evidente a relação da integralidade com ações de promoção da saúde, assistência, reabilitação e direcionamento do cidadão para os demais níveis de atenção à saúde, de modo a satisfazer todas as suas necessidades.
Biblioteca responsável: BR1.1