Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Barreiras a realização periódica do papanicolaou: estudo com mulheres de uma cidade do nordeste do Brasil / Barriers to compliance with periodic papanicolaou screening: study with women from a city of Brazil?s northeast

Diógenes, Maria Albertina Rocha; Jorge, Roberta Jeane Bezerra; Sampaio, Luis Rafael Leite; Mendonça, Franscisco Antonio da Cruz; Sampaio, Lucijane Leite.
Rev. APS ; 14(1)jan.-mar. 2011.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-593761
Objetivou-se compreender quais as barreiras que levam asmulheres de uma cidade do Nordeste do Brasil a não realizaremo exame Papanicolaou periodicamente. Estudo descritivo,qualitativo, desenvolvido na Estratégia Saúde da Família deCaio Prado, em Itapiúna-Ce, com 83 mulheres de uma cidadedo Nordeste do Brasil, no período de setembro a novembrode 2008. Os dados foram coletados por meio de entrevistasemiestruturada, contendo questões norteadoras analisadasde acordo com Bardin. Os resultados foram organizados nastemáticas Barreiras à realização periódica do Papanicolaoudadas por mulheres de uma região do Nordeste do Brasil eDificuldades do serviço de saúde à realização do Papanicolaoudadas por essas mulheres. Dentre as barreiras e dificuldadesrelatadas pelas entrevistadas para a realização do Papanicolaou,ressaltam-se a falta de motivação e de interesse em realizar oexame, muitas vezes pela sobrecarga do cotidiano, dificuldadesna relação entre profissional e usuária, precarização históricada educação em saúde e barreiras organizacionais existentesno serviço de saúde. Assim, os gestores devem se preocuparcom a excelência desses serviços de saúde e com a capacitaçãodos profissionais para desenvolverem atividades técnicas e deeducação em saúde com vistas à transformação e ao controledessas mulheres, permitindo, assim, uma melhor compreensãoda importância da adesão ao Papanicolaou.
Biblioteca responsável: BR378.1