Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desafios do cuidado em saúde mental na estratégia saúde da família / Challenges in mental health care in the Family Health Strategy

Cavalcante, Cinthia Mendonça; Pinto, Diego Muniz; Carvalho, Ana Zaiz Teixeira de; Jorge, Maria Salete Bessa; Freitas, Consuelo Helena Aires de.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-598175
Discutir as práticas de cuidado em saúde mental realizadas pelos trabalhadores de saúde da Estratégia Saúde da Família no município de Fortaleza-CE, Brasil.

Métodos:

Tratase de um estudo crítico-reflexivo realizado em seis Unidades Básicas de Saúde do município de Fortaleza-Ce. Os sujeitos do estudo foram 12 trabalhadores de saúde nas seguintes categorias profissionais médico, enfermeiro, agente comunitário de saúde e técnico e/ou auxiliar de enfermagem. Utilizou-se para a coleta de dados entrevista semiestruturada, observação sistemática e questionário. A análise do material empírico baseou-se na compreensão dos discursos através da hermenêutica crítica.

Resultados:

Evidenciou-se que ações de saúde mental são desenvolvidas por parte de alguns trabalhadores de saúde na ESF, tais como; o apoio matricial, as tecnologias relacionais, a visita domiciliária e a terapia comunitária. Contudo, ainda se observa deficiência na formação/capacitação pela maioria dos profissionais da atenção básica, devido a uma perdura do modelo patológico/curativo de atenção em saúde.

Conclusão:

O cuidado em saúde mental ainda acontece de forma esporádica por parte de alguns trabalhadores na atenção básica. Todavia, já se apresentam alguns avanços, como o apoio matricial, as tecnologias relacionais em saúde, a visita domiciliária e a terapia comunitária.
Biblioteca responsável: BR6.1