Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reflexões acerca da reforma psiquiátrica e a (re)construção de políticas públicas / Reflections on the psychiatric reform and the (re)construction of public policies / Reflexiones sobre la reforma psiquiatrica y la (re)construccion de las politicas publicas

Marinho, Angélica Mota; Martins, Álissan Karine Lima; Lima, Helder de Pádua; Souza, Ângela Maria Alves; Braga, Violante Augusta Batista.
REME rev. min. enferm ; 15(1): 141-147, jan.-mar. 2011.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-600145
Trata-se de estudo reflexivo, realizado por meio da análise de 32 artigos científicos nos bancos de dados LILACS e MEDLINE. O objetivo foi descrever as contribuições dadas pela Reforma Psiquiátrica e a Política Nacional de Saúde Mental aos saberes e práticas existentes, bem como discutir os progressos e impasses evidenciados na articulação dos serviçosde saúde e na interdisciplinaridade das ações das equipes multiprofissionais. Constataram-se avanços na construção denovas redes de serviços e na promoção de práticas pautadas pelos preceitos da Reforma. No entanto, deparou-se com entraves de cunho político-administrativo e econômico, pertinentes à formação do corpo de profissionais envolvidos na área. Mesmo diante de várias dissonâncias, o estudo foi direcionado para questões e experiências que corroboram preceitos da Reforma Psiquiátrica brasileira, podendo servir de reflexão quanto à continuidade da (re)construção do saber-fazer em saúde mental.
Biblioteca responsável: BR21.1