Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ocorrência de episiotomia em partos acompanhados por enfermeiros obstetras em ambiente hospitalar / Ocurrencia de episiotomía en partos asistidos por enfermeros obstétricos en el hospital / Episiotomy occurrences in childbirth assisted by obstetrical nurses in hospital

Figueiredo, Giselle da Silva; Santos, Tathiana Torres Ribeiro; Reis, Carlos Sérgio Corrêa dos; Mouta, Ricardo José Oliveira; Progianti, Jane Márcia; Vargens, Octavio Muniz da Costa.
Rev. enferm. UERJ ; 19(2): 181-185, abr.-jun. 2011. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-601571
Trata-se de estudo observacional, descritivo, de abordagem quantitativa e com análise documental de dados, cujo objetivo foi analisar a ocorrência de episiotomia e sua relação com a paridade das mulheres assistidas por enfermeiros obstetras de uma maternidade pública do município do Rio de Janeiro, em 2008. O universo desta pesquisa é composto por 447 partos sem distócia assistidos por enfermeiros obstetras dessa instituição. Os dados foram coletados através de instrumento elaborado a partir do livro de registros dos partos assistidos por enfermeiros existente na maternidade. Sua análise mostrou que a episiotomia foi utilizada em 50(11,2%) do total de partos assistidos por esses profissionais. Entretanto, ao relacionar esta intervenção com a paridade da mulher, observou-se que, do total de 134 primíparas, 41(30,6%) sofreram episiotomia. Conclui-se que o emprego de episiotomias por enfermeiros obstétricos está em consonância com índices considerados aceitáveis pelo Ministério da Saúde, mesmo que concentrado em primíparas.
Biblioteca responsável: BR1366.1