Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tratamento da doença renal crônica: estratégias para o maior envolvimento do paciente em seu auto-cuidado / Chronic kidney disease treatment: strategies for increasing the patient’s participation in self-care

Silva, Frances Valéria Costa e; Avesani, Carla Maria; Scheeffer, Cristina; Lemos, Carla Cavalheiro S; Vale, Bárbara; Silva, Maria Inês Barreto; Bregman, Rachel.
J. bras. nefrol ; 30(2): 83-87, abr.-jun. 2008. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-601718
A identificação de pacientes portadores de doença renal crônica (DRC) ou em risco para o seu desenvolvimento pode ser feita por meio de testes simplesna rotina clínica. A importância do diagnóstico precoce da DRC está na possibilidade de instituição de intervenções clínicas que contribuem para o retardo da progressão da doença, postergando o início da terapia renal substitutiva e, portanto, trazem ganhos para a qualidade de vida do paciente, contribuindo com redução de custos do sistema público de saúde. No entanto, uma parcela importante dos pacientes é encaminhada tardiamente ao nefrologista. Mesmo com o encaminhamento tardio, o tratamento da doença permite o controle da condição clínica do paciente. As diversas complicações que ocorremao longo da evolução da DRC chamam atenção para a importância do tratamento especializado e multifacetado, realizado por equipe interdisciplinar. A baixa adesão dos pacientes ao tratamento de doenças crônicas reforça a importância desse tipo de abordagem. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivos apresentar estratégias que possam envolver mais os pacientes no seu auto-cuidado, aumentar a adesão ao tratamento e otimizar o trabalhoda equipe interdisciplinar.
Biblioteca responsável: BR12.1