Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O acompanhante no momento do trabalho de parto e parto: percepção de puérperas / The companion during labour and birth: new mothers’ perceptions

Oliveira, Andressa Suelly Saturnino de; Rodrigues, Dafne Paiva; Guedes, Maria Vilaní Cavalcante; Felipe, Gilvan Ferreira; Galiza, Francisca Tereza de; Monteiro, Lidiane Colares.
Cogitare enferm ; 16(2): 247-253, abr.-jun. 2011. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-605716
Estudo descritivo, qualitativo, realizado em hospital público de nível secundário em Fortaleza – Ceará, com 14 puérperas, com o objetivo de analisar sua percepção acerca da presença/participação do acompanhante durante o trabalho de parto e o parto. A coleta de dados aconteceu entre agosto e setembro de 2009, por meio de entrevista semiestruturada gravada e as falas foram organizadas e analisadas com base na análise de conteúdo. As atividades desempenhadas pelos acompanhantes foram conversar, proporcionar apoio e segurança e explicar eventos desconhecidos. A importância da participação do acompanhante se centrou na minimização dos sentimentos de solidão que se somavam às dores das parturientes. Verificou-se o valor atribuído à escolha de pessoas conhecidas, com destaque para as mães. Concluiu-se que o cuidado proporcionado pelos acompanhantes se mostrou imprescindível para garantir conforto e bem-estar às mulheres no momento da parturição.
Biblioteca responsável: BR16.1