Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil e grau de dependência de idosos e sobrecarga de seus cuidadores / Perfil y grado de dependencia de personas de la tercera edad y sobrecarga de sus cuidadores / Profile and degree of dependency of the elderly and overload of their caregivers

Uesugui, Helena Meika; Fagundes, Diego Santos; Pinho, Diana Lucia Moura.
Acta paul. enferm ; 24(5): 685-698, 2011. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-606501

OBJETIVO:

Analisar o perfil e o grau de dependência de idosos usuários de um Centro de Internação Domiciliar, bem como o perfil e a sobrecarga em seus cuidadores.

MÉTODOS:

Estudo exploratório e descritivo composto por amostra de 31 idosos e 31 cuidadores. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista no domicílio, com aplicação de questionário semiestruturado, contendo variáveis sóciodemográficas. Para avaliação do grau de dependência dos idosos, foram utilizados o Índice de Katz e Escala de Lawton e a sobrecarga dos cuidadores foi mensurada com base na Escala Zarit Burden Interview.

RESULTADOS:

Foi revelado percentual elevado de idosos com dependência total para atividades básicas e instrumentais da vida diária, sendo a variável estatisticamente significativa em relação à sobrecarga dos cuidadores e a percepção sobre seu estado de saúde.

CONCLUSÃO:

A análise das variáveis estudadas pode contribuir para o delineamento de propostas de intervenção baseada nas reais necessidades do grupo estudado.
Biblioteca responsável: BR1.2