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Videogame: é do bem ou do mal?: como orientar pais / Videogame: is it from the good or the evil?: how to orient parents / ¿Es bueno o malo?: cómo aconsejar a los padres

Alves, Luciana; Carvalho, Alysson Massote.
Psicol. estud ; 16(2): 251-258, abr.-jun. 2011.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-608163
Desde a década de 70 milhares de crianças, adolescentes e adultos praticam jogos de computador ou videogame. O objetivo deste artigo foi identificar os efeitos deste artefato tecnológico para a cognição, sua aplicabilidade e sua influência sobre o comportamento e a saúde do jogador e, desta forma, delinear orientações para pais e profissionais de saúde que lidam com crianças e adolescentes. Na primeira parte do artigo são apresentados alguns efeitos negativos e positivos dos jogos; na segunda é proposto um conjunto de orientações que podem tornar a brincadeira mais segura; e na última parte, as considerações finais. Concluiu-se que o videogame é uma ferramenta capaz de aperfeiçoar as habilidades cognitivas e perceptivas, sendo os jogos educacionais apontados como uma experiência benéfica aos seus usuários, e que as repercussões negativas se referem, principalmente, ao efeito daqueles com conteúdo de violência.
Biblioteca responsável: BR513.1