Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evaluation of dengue NS1 antigen detection for diagnosis in public health laboratories, São Paulo State, 2009 / Avaliação da detecção do antígeno NS1 para diagnóstico de dengue nos Laboratórios de Saúde Pública, Estado de São Paulo, 2009

Bisordi, Ivani; Rocco, Iray Maria; Suzuki, Akemi; Katz, Gizelda; Silveira, Vivian Regina; Maeda, Adriana Yurika; Souza, Renato Pereira de; Bassi, Margarida Georgina; Del Tedesco, Eloisa Fonseca; Freitas, Eithma; Bessa, Thirsa Álvares Franco; Dengue-NS1 Group.
Rev. Inst. Med. Trop. Säo Paulo ; 53(6): 315-320, Nov.-Dec. 2011. graf, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-608548
Esse estudo avaliou a acurácia do diagnóstico por detecção do antígeno NS1 do vírus Dengue empregando-se ensaios em dois formatos, imunocromatográfico e ELISA, na rotina diagnóstica dos laboratórios de Saúde Pública. Compararam-se os resultados de NS1 com os resultados de isolamento viral e, em parte dos casos, foi feita a comparação com os resultados de IgM-ELISA, obtidos nas segundas amostras. Um total de 2.321 amostras de soros, obtidas no período de março a outubro de 2009, foram analisadas por uma das duas técnicas NS1. As amostras foram divididas em cinco grupos I, II e III, que incluíram amostras analisadas por testes NS1 e por isolamento de vírus. Os grupos IV e V incluíram pacientes com a primeira amostra processada por NS1 e segunda por IgM-ELISA. Foram analisadas sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e negativo, concordância e índice Kappa. Os resultados mostraram que os grupos I, II e III apresentaram alta sensibilidade (98,0 por cento, 99,5 por cento e 99,3 por cento), valores preditivos e índice Kappa entre 0,9 - 1,0. Nos grupos IV e V, apenas concordância foi calculada, dado que as amostras foram analisadas quanto à presença de antígeno NS1 ou de anticorpos IgM. Comparando-se os resultados negativos de NS1 com IgM-ELISA houve 92,1 por cento de concordância. Com base nas constatações feitas, é possível sugerir que a detecção de NS1 pode ser importante ferramenta para monitorar a introdução e disseminação dos sorotipos de Dengue.
Biblioteca responsável: BR1.1