Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores associados à pneumonia nosocomial em indivíduos hospitalizados / Factors associated with nosocomial pneumonia in hospitalized individuals

Oliveira, Thaís Feitosa Leitão de; Gomes Filho, Isaac Suzart; Passos, Johelle de Santana; Cruz, Simone Seixas da; Oliveira, Michelle Teixeira; Trindade, Soraya Castro; Machado, Adelmir de Souza; Coelho, Julita Maria Freitas; Santos, Carla Maria Lima; Cerqueira, Eneida de Moraes Marcílio.
Rev. Assoc. Med. Bras. (1992) ; 57(6): 630-636, nov.-dez. 2011. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-611221

OBJETIVO:

Identificar os fatores associados à pneumonia nosocomial em hospital público de Feira de Santana, Bahia.

MÉTODOS:

Este estudo caso-controle foi realizado em 211 indivíduos adultos (46 casos e 165 controles), com idade média de 41 anos, atendidos na Clínica Médica, Clínica Cirúrgica ou na Unidade de Terapia Intensiva Adulta do Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana. Os casos foram constituídos por indivíduos que desenvolveram infecção do trato respiratório (pneumonia nosocomial) após admissão hospitalar. Os controles foram formados por não portadores de pneumonia nosocomial. Informações socioeconómicas, história médica, estilo de vida e hábitos de higiene bucal foram obtidos por meio de entrevistas. Os prontuários foram checados para registro da condição de saúde do indivíduo e diagnóstico de pneumonia. Exame clínico bucal foi realizado por cirurgião-dentista treinado. Na análise bivariada, foi estimado o odds ratio (OR) como medida de associação e seus respectivos intervalos de confiança de 95 por cento (IC 95 por cento) com uso do método de Mantel-Haenzel.

RESULTADOS:

A frequência de pneumonia nosocomial na amostra foi de 21,8 por cento. A ocorrência de hipertensão e o tempo de internamento foram maiores nos casos do que nos controles (p < 0,05). A falta de uso de fio dental e de enxaguatório bucal foram maiores no grupo controle (p = 0,01).

CONCLUSÃO:

Os achados apontam a hipertensão, tempo de internamento > 5 dias e ausência do fio dental e enxaguatório bucal como fatores possivelmente associados à pneumonia nosocomial, apontando-os como alvos efetivos de prevenção.
Biblioteca responsável: BR1.1