Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Intervenções de enfermagem aos pacientes com acidente vascular encefálico: uma revisão integrativa de literatura / Nursing interventions for stroke patients: an integrative literature review / Intervenciones de enfermería en pacientes con accidente vascular encefálico: una revisión integradora de la literatura

Cavalcante, Tahissa Frota; Moreira, Rafaella Pessoa; Guedes, Nirla Gomes; Araujo, Thelma Leite de; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira; Damasceno, Marta Maria Coelho; Lima, Francisca Elisângela Teixeira.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 45(6): 1495-1500, Dec. 2011. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-611573
O objetivo do estudo foi analisar o conhecimento sobre as intervenções de enfermagem aos pacientes hospitalizados por acidente vascular encefálico. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura a partir de acesso on-line a cinco bases de dados, no mês de setembro de 2009. Utilizou-se os descritores Cuidados de Enfermagem e Acidente Cerebral Vascular nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Foram encontrados 223 artigos e selecionados 12. Identificou-se nos artigos um maior número de intervenções de enfermagem assistenciais, seguidas das educacionais, gerenciais e de pesquisa. As do domínio assistencial estão mais relacionadas aos aspectos biológicos dos pacientes. Em relação às educativas, os artigos apontam o papel fundamental do enfermeiro, bem como dos familiares e dos cuidadores. A principal intervenção gerencial foi a coordenação dos cuidados. Quanto às intervenções de pesquisa foi identificada apenas uma descrita como o desenvolvimento e aprimoramento da prática de cuidados por meio de evidências clínicas.
Biblioteca responsável: BR1.1