Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Promoção da saúde no cenário religioso: possibilidades para o cuidado de enfermagem / Health promotion in the religious scenario: opportunities for nursing care / Promoción de la salud en un ambiente religioso: posibilidades para el cuidado de enfermería

Ferreira, Adriana Gomes Nogueira; Gubert, Fabiane do Amaral; Martins, Alissan Karine Lima; Galvão, Marli Teresinha Gimeniz; Vieira, Neiva Francenely Cunha; Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa.
Rev. gaúch. enferm ; 32(4): 744-750, dez. 2011.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-611604
Estudo qualitativo, do tipo documental, desenvolvido no primeiro semestre de 2008, objetivando descrever as práticas de promoção da saúde desenvolvidas no cenário religioso católico em município do interior do Ceará. As informações foram coletadas por meio de entrevistas áudio-gravadas, junto ao sacerdote responsável pela paróquia e a três coordenadores de projetos vinculados à Igreja Católica, selecionados a partir da identificação dos projetos com o pároco. Os resultados apontam que a promoção e educação em saúde estão presentes nas atividades desenvolvidas por voluntários no cenário religioso. A Igreja busca a mudança de atitude e adoção de comportamento saudável dos indivíduos, por meio de ações individuais e coletivas. Urge necessidade da inserção de profissionais de saúde para atuar neste cenário, fortalecendo-o como rede social de apoio, reduzindo gradativamente atividades assistenciais e intensificando aquelas voltadas à promoção da saúde, com apoio da Enfermagem, com vistas a aprimorar o cuidado à saúde neste cenário.
Biblioteca responsável: BR1.1