Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Características e fatores associados às quedas atendidas em serviços de emergência / The characteristics and factors of emergency service visits for falls / Características y factores asociados con caídas atendidas en servicios de emergencia

Malta, Deborah Carvalho; Silva, Marta Maria Alves da; Mascarenhas, Márcio Dênis Medeiros; Sá, Naíza Nayla Bandeira de; Morais Neto, Otaliba Libânio de; Bernal, Regina Tomie Ivata; Monteiro, Rosane Aparecida; Andrade, Silvânia Suely Caribé de Araújo; Gawryszewski, Vilma Pinheiro.
Rev. saúde pública ; 46(1): 128-137, fev. 2012. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-611792

OBJETIVO:

Analisar as características dos atendimentos decorrentes de quedas em serviços de urgência e emergência e identificar fatores associados.

MÉTODOS:

Estudo transversal com 12.617 atendimentos decorrentes de quedas registrados no Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes, coletados em 23 capitais e Distrito Federal, de setembro a novembro de 2009, por meio de uma amostra por conglomerado. Foi utilizada a técnica de análise de correspondência, por permitir a observação conjunta de um grande número de variáveis qualitativas.

RESULTADOS:

A maior parte das vítimas foi do sexo masculino (56,5 por cento), faixa etária de 0 a 19 anos (45,7 por cento) e declarados não brancos (62,2 por cento). A maioria das quedas ocorreu na residência (54,6 por cento) e via pública (17,4 por cento); 14,3 por cento foram relacionadas ao trabalho. Os tipos predominantes foram "queda no mesmo nível" (57,0 por cento) e "queda de escada/degrau" (15,6 por cento). A maioria das lesões foi classificada como entorse, luxação, contusão, corte e laceração (68,3 por cento). Quedas dentre as crianças associaram-se à ocorrência na residência; com os adolescentes na escola; e jovens na prática esportiva. Quedas em adultos estiveram associadas ao local de trabalho, queda de andaimes, telhados, escada/degrau e buracos e uso de álcool. As quedas no mesmo nível resultaram em lesões de menor gravidade, em membros inferiores e superiores, e as quedas de andaime e telhado se associaram com lesões de maior gravidade e internações.

CONCLUSÕES:

Os resultados mostram que estratégias para a prevenção das quedas devem ser implantadas particularmente em residências, escolas e ambientes de trabalho.
Biblioteca responsável: BR1.1