Resposta imune ao Mycobacterium tuberculosis: nível de conhecimento de profissionais de Saúde da Família do Estado do Rio de Janeiro antes e após capacitação sobre tuberculose / Immune response to the Mycobacterium tuberculosis: knowledge level of the Family Health Strategy of the State of the Rio de Janeiro before and after training about tuberculosis
Pulmäo RJ
; 15(4): 238-246, 2006. ilus
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-612421
Biblioteca responsável:
BR674.1
RESUMO
Introdução:
a tuberculose (TB) é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Neste cenário, destaca-se o Brasil, país no qual há distribuição desigual da enfermidade, tendo o Estado do Rio de Janeiro (RJ) a pior situação. A abordagem deste difícil contexto impõe a formação de profissionais capacitados para atuar nos diferentes níveis do controle da tuberculose. Deste modo, ganham importância os referenciais teóricos da imunologia, os quais permitem uma adequada compreensão de aspectos como (1) resposta à vacina BCG, (2) correta interpretação da prova tuberculínica e (3) interação HIV/Mycobacterium tuberculosis. O objetivo do presente trabalho é avaliar o nível de conhecimento e o efeito de ações educativas entre profissionais da estratégia de Saúde da Família (ESF) do RJ médicos e enfermeiros sobre a imunologia da tuberculose.Metodologia:
foi realizada capacitação em tuberculose enfatizando-se a imunologia e a patogênese da doença de médicos e enfermeiros que atuam na ESF, com duração média de oito horas. Os profissionais foram avaliados com um pré teste e um pós-teste sobre imunologia da tuberculose. Ao final da atividade, foi aplicado um questionário para avaliação do processo de capacitação.Resultados:
213 profissionais participaram do processo de capacitação, em quatro momentos diferentes, realizado nos municípios de Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Vassouras e Volta Redonda. Houve ganho cognitivo nas quatro capacitações, com aumento de todas as médias entre o pré-teste e o pós-teste (p<0,01).Conclusão:
os resultados obtidos com a capacitação apontam para um grau razoável de apreensão cognitiva, em relação à imunologia da TB.Palavras-chave
Texto completo:
1
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Médicos de Família
/
Saúde da Família
/
Alergia e Imunologia
/
Mycobacterium tuberculosis
Tipo de estudo:
Observational_studies
Limite:
Female
/
Humans
/
Male
Idioma:
Pt
Ano de publicação:
2006
Tipo de documento:
Article