Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mortalidad materna en el departamento de Caldas (Colombia), durante el quinquenio 2004-2008 / Maternal mortality in the departament of Caldas (Colombia), from 2004 to 2008 / Mortalidade materna no estado de Caldas (Colômbia), Durante o qüinqüênio 2004–2008

Marín Blandón, Adiela; Dussán Lubert, Carmen; González López, Julián; Benjumea Rincón, María Victoria; Arengas Castilla, Isdrúval.
Hacia promoc. salud ; 15(1): 110-126, ene.-jun. 2010. tab, ilus
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: lil-613222

Objetivo:

esta pesquisa teve como propósito identificar as causas da mortalidade materna no estado de Caldas (Colômbia) durante o qüinqüênio 2004-2008 e construir indicadores de mortalidade materna para os anos baixo estudo, assim como a descrição do fenômeno conforme variáveis socioculturais e demográficas, de acessibilidade, oportunidade e qualidade dos serviços de saúde durante o embaraço, partos e puerpério e de antecedentes patológicos preexistentes nas mães falecidas.

Metodologia:

O tipo de estudo foi descritivo retrospectivo da povoação constituída por 49 eventos de mortalidade materno ocorridos no estado de Caldas durante o período 2004-2008, baseado em informação subministrada pela direção Territorial de Saúde de Caldas (DTSC). Devido ao mal da qualidade da informação, só foi possível um analise descritivo de cada uma das variáveis, não pudendo se realizarem uma caracterização mais completa do fenômeno que revelarão causas subjacentes e associadas entre elas.

Resultados:

os descobrimentos deste estudo demonstram a necessidade de qualificar ao pessoal responsável da atenção de saúde das gestantes para controlar os fatores e os componentes evitáveis da mortalidade materna no estado de Caldas.

Conclusões:

se faz necessário fornecer o sistema de vigilância epidemiológica para que permita com informação oportuna e de boa qualidade para toma de decisões relacionadas com a diminuição e eliminação futura da mortalidade materna evitável.
Biblioteca responsável: CO54.1