Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Initial experience at a university teaching hospital from using telemedicine to promote education through video conferencing / Experiência inicial de um hospital universitário utilizando a telemedicina na promoção de educação através de vídeo-conferências

Pereira, Bruno Monteiro Tavares; Calderan, Thiago Rodrigues Araújo; Silva, Marcos Tadeu Nolasco da; Silva, Antonio Carlos da; Marttos Júnior, Antonio Carlos; Fraga, Gustavo Pereira.
São Paulo med. j ; 130(1): 32-36, 2012. ilus
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-614936
CONTEXTO E

OBJETIVO:

Serviços de telessaúde e telemedicina estão avançando rapidamente, com um espectro cada vez maior de tecnologias da informação e comunicação que podem ser aplicadas de forma ampla para a saúde da população, bem como para a educação médica. O objetivo deste artigo é relatar a experiência da nossa instituição com 100 reuniões por videoconferência entre cinco diferentes países das Américas no período de um ano. TIPO DE ESTUDO E LOCAL Estudo retrospectivo na Universidade Estadual de Campinas.

MÉTODOS:

Através de um banco de dados do Microsoft Excel, foram analisadas retrospectivamente todas as conferências realizadas em nossa instituição, de setembro de 2009 a agosto de 2010, em todas as especialidades.

RESULTADOS:

Um total de 647 alunos, médicos e professores participaram das reuniões de telemedicina. Em média, 8,3 (± 4,3) teleconferências foram realizadas mensalmente durante o período analisado. Excluindo os feriados e o mês de inauguração do anfiteatro de telemedicina, as nossas taxas de teleconferência atingiram a média de 10,3 (± 2,7), ou duas teleconferências sobre uma média semanal. Cirurgia do Trauma e reuniões sobre segurança dos pacientes foram, de longe, os temas mais comuns discutidos em nossas reuniões de teleconferência, correspondendo por 22 por cento e 21 por cento do total de chamadas.

CONCLUSÃO:

Nossa experiência com as reuniões de telemedicina aumentou o interesse dos alunos, ajudou a nossa instituição a acompanhar e discutir protocolos que já são aceitos em todo o mundo e estimulou nossos professores a promover pesquisas relacionadas à telemedicina em suas próprias especialidades, mantendo-os atualizados. Essas reuniões com envolvimento de alta tecnologia encurtaram as distâncias dentro de nosso país vasto e com outros centros de referência no exterior. Esta proximidade virtual permitiu discussões com alunos e residentes sobre estágios internacionais a fim de aumentar seu conhecimento global e melhorar a sua educação dentro da própria instituição.
Biblioteca responsável: BR1.1