Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Visita à unidade de saúde por escolares: estratégia educativa para adesão ao Programa de Planejamento Reprodutivo / Visit to health unit by students: an educative strategy for adherence to the Reproductive Planning Program

Melo, Maria Angela Nogueira de; Cândido, José Auricélio Bernardo; Moreira, Maria Rosilene Cândido.
Rev. bras. ciênc. saúde ; 16(1): 93-98, mar. 2012.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-621359

Objetivo:

Promover o vínculo e a adesão de adolescentes escolares aos serviços oferecidos na unidade básica de saúde, em especial, ao programa de planejamento reprodutivo.

Método:

Estudo do tipo descritivo, de intervenção educativa, realizado nos meses de agosto a outubro de 2009, com 80 estudantes matriculados no oitavo e nono anos de uma escola de ensino fundamental localizada na área de abrangência da Estratégia Saúde da Família do Mal Cozinhado, no município de Horizonte - Ceará. Dentre as estratégias adotadas, destacou-se a visita educativa à unidade básica de saúde. Foram realizadas duas visitas, cada uma com 40 alunos.

Resultados:

Cada visita teve a duração de uma hora, oportunizando aos alunos o conhecimento das dependências da unidade de saúde, materiais e equipamentos utilizados nas consultas de planejamento reprodutivo. Considerações finais a realização de visitas educativas articuladas entre a escola e a unidade de saúde mostrou-se eficaz no aumento da procura pelos adolescentes ao serviço de saúde da localidade estudada e consequente adesão dos mesmos às propostas de promoção à saúde implementadas no programa de planejamento reprodutivo.
Biblioteca responsável: BR8.1
Localização: BR8.1; v.16, n.1, 2012