Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Papo irado: tecnologia de educação popular em saúde com adolescentes / Papo Irado: technology of popular health education with adolescents

Coelho, Manuela de Mendonça Figueirêdo Coelho; Miranda, Karla Corrêa Lima; Bezerra, Sara Taciana Firmino; Guedes, Maria Vilaní Cavalcante; Cabral, Riksberg Leite; Lima, Edna Moraes de.
Rev. APS ; 14(4)out.-dez. 2011.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-621419
Este relato apresenta a experiência da implantação de umaação de Educação Popular em Saúde junto a adolescentes- o ?Papo Irado?, em Maracanaú-CE. Proposta metodológicainterativa de trabalho educativo com adolescentese jovens que promove a articulação de saberes populare científico para reelaborar conhecimentos, habilidades eatitudes em uma perspectiva dialógica. Tem configuraçãode um programa de auditório, realizado trimestralmentecom adolescentes da comunidade, além de profissionaisdos serviços vinculados à Secretaria de Saúde e Secretariade Juventude, além de outros parceiros como escolas ecentros de convivência social. A cada programa, atividadesinterativas são produzidas, destacando-se aquelas quepossibilitam o desprendimento dos jovens para expressarideias e envolvimento com a discussão. Os encontros sãofinalizados com apresentações culturais ao vivo de adolescentesda comunidade, com bandas de pagode, rock,forró, grupos de dança, teatro e recital poesia, de modo avalorizar os talentos e estimular os adolescentes em suasmanifestações culturais. Ao longo dos últimos dois anos,foram realizadas oito edições do programa, alcançandocerca de mil jovens, consolidando a estratégia como tecnologiaeducacional para estimular comportamentos saudáveisatravés do empoderamento dos jovens e do incentivo àparticipação autônoma dos sujeitos no processo educativo.
Biblioteca responsável: BR378.1