Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações sociais das atividades da enfermagem junto aos pacientes soropositivos: caracterizando ações e atores sociais / Social Representations about nursing care for seropositive patients: characterizing actions and social actors / Representaciones sociales de las actividades de enfermería con pacientes portadores de SIDA: las acciones y los actores sociales

Gomes, Antonio Marcos Tosoli; Thiengo, Priscila Cristina da Silva; Anunciação, Caroline Tavares da; Oliveira, Denize Cristina de; Kestenberg, Célia Caldeira Fonseca.
Rev. eletrônica enferm ; 13(1)jan.-mar. 2011.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-621753
Este trabalho objetiva identificar as representações sociais das atividades que compõem o cuidado de Enfermagem e os atores sociais que as desenvolvem. Estudo qualitativo, fundamentado nas Representações Sociais desenvolvido com 20 indivíduos que convivem com HIV/AIDS em um hospital do Rio de Janeiro, no período de fevereiro a maio de 2009. Os dados foram coletados a partir de entrevistas e avaliados pela análise de conteúdo. Vislumbramos as seguintes temáticas realização da higiene diária; implementação da prescrição farmacológica; aferição dos sinais vitais; instalação da soroterapia; alimentação do paciente e sua mobilização; rotina mecanizada e execução dos cuidados pelos técnicos. Dentre elas, o fato notório nos relatos é o desconhecimento da figura do enfermeiro. Sendo assim, concluímos que os pacientes reconhecem que os técnicos de enfermagem executam a maioria dos cuidados, e desconhecem as atividades privativas que competem ao enfermeiro.
Biblioteca responsável: BR584.1