Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Idosas residentes em instituições de longa permanência: uso dos espaços na construção do cotidiano / Elderly residents in long-term institutions: the use of spaces in the construction of everyday life

Bessa, Maria Eliana Peixoto; Silva, Maria Josefina da; Borges, Cintia Lira; Moraes, Geridice Lorna Andrade de; Freitas, Cibelly Aliny Siqueira Lima.
Acta paul. enferm ; 25(2): 177-182, 2012. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-622377

OBJETIVO:

conhecer o modo como a pessoa idosa institucionalizada organiza seus espaços para viver o cotidiano.

MÉTODOS:

Estudo de abordagem qualitativa que utilizou a estratégia de estudo de caso, realizado em uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI), localizada na cidade de Fortaleza-CE. Participaram como sujeitos nove idosas residentes nessa instituição no período de abril e maio de 2006. Para a coleta de dados, foram usadas a observação direta não participante, com registro no diário de campoe a entrevista baseada no roteiro de história de vida.

RESULTADOS:

A reconstrução dos espaços individualizados foi pautada pela estrutura organizacional da instituição, utilização dos espaços comuns e como a idosa reorganiza seu universo particular.

CONCLUSÕES:

A (re) construção do cotidiano do idoso no contexto asilar é um processo complexo que necessita de esforço do idoso. Neste estudo, observou-se que as idosas estão conseguindo reestruturar suas vidas.
Biblioteca responsável: BR1.2