Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Incidência de hemorragia peri-intraventricular em recém-nascidos de muito baixo peso: análise de 15 anos / Incidence of periventricular/intraventricular hemorrhage in very low birth weight infants: a 15-year cohort study

Marba, Sérgio T. M.; Caldas, Jamil P. S.; Vinagre, Luís E. F.; Pessoto, Mônica A..
J. pediatr. (Rio J.) ; 87(6): 505-511, nov.-dez. 2011. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-623444

OBJETIVO:

Avaliar a incidência da hemorragia peri-intraventricular (HPIV) em recém-nascidos de muito baixo peso.

MÉTODOS:

Foi realizado estudo de coorte prospectiva de recém-nascidos de muito baixo peso ao longo de 15 anos. Excluíram-se aqueles sem avaliação por ultrassonografia cerebral, com má-formação do sistema nervoso central ou falecidos antes de 24 horas de vida. Os exames foram realizados através da fontanela anterior, utilizando-se ecógrafo Aloka® 620 e transdutor de 5 mHz, entre o primeiro e o terceiro dia de vida, e também no sétimo e no 28º dia de vida e/ou na alta hospitalar. A incidência foi analisada pelo teste de qui-quadrado de tendência ou pelo Cochran-Armitage test, e pelo modelo de regressão linear simples (curva de tendência logarítmica). Para avaliação dos possíveis fatores associados, analisaram-se dados obstétricos, perinatais e neonatais nos períodos de 1991/1994 e 2002/2005, com cálculo do teste de qui-quadrado / Fisher e do risco relativo. O nível de significância foi de 5%.

RESULTADOS:

Nasceram 1.777 crianças de muito baixo peso, e 1.381 (77,7%) foram avaliadas. Dessas, 289 (20,9%) apresentaram HPIV. A distribuição anual mostrou queda na incidência, de 50,9% em 1991 para 11,9% em 2005 (p < 0,0001). A HPIV apresentou queda em todas as faixas de peso e nos grupos com grau I/II e III/IV. Observaram-se diferenças relacionadas a uso de esteroide antenatal, sexo masculino, peso < 1.000 g, doenças de membranas hialinas, ventilação mecânica, uso de surfactante, canal arterial e sepse.

CONCLUSÃO:

Houve queda significativa na incidência da doença em recém-nascidos de muito baixo peso ao nascer durante o período analisado.
Biblioteca responsável: BR1.1