Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Práticas do cuidador informal do idoso no domicílio / Practices of elderly's informal caregiver at home / Prácticas del cuidador informal del anciano en el domicilio

Vieira, Chrystiany Plácido de Brito; Fialho, Ana Virgínia de Melo; Freitas, Consuelo Helena Aires de; Jorge, Maria Salete Bessa.
Rev. bras. enferm ; 64(3): 570-579, maio-jun. 2011. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: lil-624617
Objetivou-se analisar a produção científica da Enfermagem brasileira, de 1979 a 2007, sobre as práticas do cuidador informal do idoso no domicílio. Trata-se de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, desenvolvida em junho e julho de 2009, que estudou teses e dissertações publicadas nos catálogos do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem (CEPEn). Utilizou-se o sistema de categorização temática para a análise dos dados. Dos onze trabalhos levantados, chegou-se a quatro categorias atividades realizadas pelo cuidador, dificuldades no cotidiano do cuidar, sentimentos vivenciados pelo cuidador e conhecimentos e experiências do cuidador. O conhecimento da atuação desses cuidadores é de fundamental importância para as ações do enfermeiro e da equipe de saúde, dirigindo o cuidado não só ao idoso, mas também ao seu cuidador.
Biblioteca responsável: BR1.1