Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Processo de morte e morrer: evidências da literatura científica de enfermagem / Death and dying process: evidences from the literature of nursing / Proceso de la muerte y del morir: evidencias de la literatura de enfermería

Silva Júnior, Fernando José Guedes da; Santos, Lissandra Chaves de Sousa; Moura, Pedro Victor dos Santos; Melo, Belisa Maria Silva; Monteiro, Claudete Ferreira de Souza.
Rev. bras. enferm ; 64(6): 1122-1126, nov.-dez. 2011. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-626572
Objetivou-se identificar o perfil das produções e analisar percepções, sentimentos e intervenções efetivas diante o processo de morte e morrer no exercício profissional evidenciados na produção científica da enfermagem no período de 1994 a 2009. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva, por meio de uma revisão sistemática da literatura com metassíntese a partir do método meta-etnográfico. Dez pesquisas atenderam os critérios de inclusão, este conjunto foi submetido à avaliação de qualidade com check list Critical Appraisal Skills Programme. Os sujeitos percebem este processo como passagem, separação e finitude. Este está permeado de sentimentos de frustração e impotência e as intervenções mais efetivas diante deste problema é o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento que variam de acordo com a realidade de cada indivíduo.
Biblioteca responsável: BR1.1