Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Herramienta para el cálculo de personal de cuidado intensivo neonatal / A Tool for Calculating the Nursing Staff at Neonatal Intensive Care Units / Ferramenta para o cálculo do pessoal de cuidado intensivo neonatal

Rojas, Juan Guillermo; Henao-Murillo, Natalia Andrea; Quirós-Jaramillo, Alexandra.
Aquichan ; 11(2): 126-139, ago. 2011. ilus, tab
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: lil-635394
A gestão dos cuidados de enfermagem envolve o uso de métodos e ferramentas que permitam uma abordagem prática para as necessidades de cuidados dos doentes e ajudem a planejar os recursos humanos e técnicos necessários para este fim.

Objetivo:

identificar a utilidade do Therapeutic Intervention Scoring System Neonatal (NTISS) no cálculo dos enfermeiros/as nas unidades de cuidados intensivos (UCI) e intermedios neonatais (UCIN) da Clínica Universitaria Bolivariana (CUB) em Medellín, Colômbia.

Método:

estudo descritivo transversal, realizado em abril de 2007. A população foi composta de bebês ingressados e hospitalizados na UCI e na UCIN. Aplicou-se o instrumento ao final de cada turno. Calculamos uma amostra de 384 instrumentos (proporção desconhecida e intervalo de confiança de 0,5). A consistência interna do instrumento foi avaliada pelo alfa de Cronbach (0,8).

Resultados:

foram coletados 425 instrumentos preenchidos de 22 recém-nascidos. As patologias mais freqüentes foram de tipo respiratòrio. A pontuação total dos NTISS analisados alcançou 5.200 pontos, mèdia de 12,3, o equivalente a 123 minutos de trabalho de enfermagem por turno de 6 horas. De todas as intervenenções, 62% são atribuidos a enfermeiros/as, 22% para auxiliares de enfermagem e 16% para fisioterapia respiratòria. Calculou-se que são necessárias 4 enfermeiros/as por turno na UCI e na UCIN.

Conclusões:

o NTISS é útil para o cálculo e a atribução de pessoal de enfermagem, e contribui para melhorar os processos de gestão de cuidados.
Biblioteca responsável: CO171.1