Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepções de enfermeiras sobre a assistência prestada a mulheres diante do óbito fetal / Nurses' perception on the assistance provided to women facing fetal death / Percepciones de enfermeros acerca de la atención a la mujeres delante de la muerte del feto

Santos, Camila da Silva; Marques, Juliana Freitas; Carvalho, Francisco Herlânio Costa; Fernandes, Ana Fátima Carvalho; Henriques, Ana Ciléia Pinto Teixeira; Moreira, Karla de Abreu Peixoto.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 16(2): 277-284, abr.-jun. 2012.
Artigo em Português | LILACS, BDENF, RHS | ID: lil-638607

OBJETIVO:

Objetivou-se analisar as percepções de enfermeiras quanto à assistência de enfermagem prestada a mulheres diante do diagnóstico de óbito fetal. Pesquisa com abordagem qualitativa, realizada em uma maternidade-escola de Fortaleza-CE, Brasil, entre setembro e outubro/2009. A amostra constou de nove enfermeiras que atuavam no serviço de gestação de alto risco. Os resultados evidenciaram que o foco da assistência prestada era a oferta de apoio psicológico, através da permissão fornecida às mulheres ou familiares para verem o feto morto. As dificuldades mais citadas estiveram associadas à questão estrutural da maternidade, que não possuía uma enfermaria específica para as mães com diagnóstico de óbito fetal. Ademais, citaram a sobrecarga de trabalho, uma vez que exerciam funções que não integravam os procedimentos de práxis. Destaca-se, portanto, a necessidade de uma assistência diferenciada às mulheres ante o óbito fetal, que abranja, além dos recursos humanos, questões estruturais dos serviços de saúde.
Biblioteca responsável: BR442.1