Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Articulação compensatória associada à fissura de palato ou disfunção velofaríngea: revisão de literatura / Compensatory articulation associated to cleft palate or velopharyngeal dysfunction: literature review

Marino, Viviane Cristina de Castro; Dutka, Jeniffer de Cássia Rillo; Pegoraro-Krook, Maria Inês; Lima-Gregio, Aveliny Mantovan.
Rev. CEFAC ; 14(3): 528-543, mayo-jun. 2012. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-640892
TEMA articulação compensatória na fissura palatina.

OBJETIVO:

contribuir para o aprofundamento de informações sobre os tipos de articulação compensatória descritos na literatura e, ainda, discutir as implicações e contribuições da avaliação clínica e instrumental na identificação destas produções.

CONCLUSÃO:

as articulações compensatórias merecem a atenção de clínicos e pesquisadores que atuam no Brasil, já que estas alterações são encontradas com grande freqüência em crianças e adultos com fissura palatina ou disfunção velofaríngea, o que compromete a qualidade de vida destes sujeitos. Os fonoaudiólogos devem aprofundar seus conhecimentos sobre os tipos de articulação compensatória e os procedimentos de avaliação, bem como devem estabelecer programas preventivos que favoreçam a aquisição fonológica sem o desenvolvimento dessas compensações.
Biblioteca responsável: BR1.1