Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação do Acesso em Saúde na 2ª Microrregião de Saúde, CE / Evaluation of the Access to Health in the 2nd Microregion of Health-CE

Silva, Maria Verônica Sales da; Silva, Maria Josefina da; Silva, Lucilane Maria Sales da; Nascimento, Adail Afrânio Marcelino do; Damasceno, Ana Kelve Castro.
Saúde Soc ; 21(supl.1): 107-116, maio 2012. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-640920
O objetivo desta pesquisa é avaliar os indicadores da Central de Regulação da 2ª Microrregional de Saúde.

METODOLOGIA:

estudo documental, descritivo e de avaliação, realizado na 2ª Microrregional de Saúde-CE, desenvolvido nas Centrais de Marcação de Consultas (CMC) dos municípios, que envolvem 16 profissionais ligados à regulação microrregional e regional. A coleta dos dados realizou-se no período de fevereiro a agosto de 2007, em fonte documental. Este projeto foi submetido ao Comitê de Ética da Universidade Federal do Ceará-UFC.

RESULTADOS:

a aplicação do parâmetro de cobertura permitiu identificar que os municípios apresentaram baixa cobertura de consultas especializadas para a população microrregional. Apenas dois municípios possuem mais de 90 por cento de cobertura; nos demais, esse parâmetro está aquém do estimado, tendo dois municípios apresentado 28 por cento de cobertura e apenas um, 13 por cento, representando o menor percentual. A supervisão da Programação pactuada e Integrada-PPI nos municípios ainda é uma atividade incipiente no âmbito das ações de controle. Percebeu-se que as CMC dos municípios da 2ª microrregião estão com indicadores de oferta e demanda estrangulados, os gestores municipais não programam o suficiente para atender a demanda da população. A regulação estruturada nesta microrregião não cumpre o papel de otimizar a utilização dos serviços de referência nos espaços supramunicipais segundo os critérios das necessidades de saúde da população.
Biblioteca responsável: BR67.1