Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise dos resultados das fraturas expostas da diáfise da tíbia tratadas com fixação externa e posteriormente conversão com haste intramedular / Analysis of the results of fractures of the tibial shaft treated with external fixation and later conversion to intramedullary nail

Rezende, Marlos Pereira de; Silva, Willians Récio Saraiva da.
São Paulo; s.n; 2012. 20 p. ilus, tab.
Não convencional em Português | LILACS, Autarquia Hospitalar Municipal-Produção, Sec. Munic. Saúde SP, AHM-Produção Campo Limpo, Sec. Munic. Saúde SP, Sec. Munic. Saúde SP | ID: lil-642625

Objetivo:

Avaliar a consolidação e infecção das fraturas diafisária expostas da tíbia tratadas de início com fixação externa e posteriormente com haste intramedular bloqueada não fresada.

Método:

Realizou-se seguimento das fraturas da diáfise da tíbia de 38 pacientes, de ambos os sexos, no período de fevereiro 2009 a julho de 2011, classificadas pelo traço fratura conforme a sistemática AO e grau de exposição por Gustilo et al. O período médio de seguimento foi de 20 meses. Realizamos osteossíntese com haste intramedular sem fresagem do canal em todos pacientes, com avaliação radiológica e funcional periódica.

Resultados:

Foram tratadas 38 tíbias, sendo trinta do sexo masculino e oito do feminino. A média de idade foi de 34,6 anos variando de 19 a 58 ano. Foram consideradas fraturas consolidadas ate 20 semanas da fixação interna com haste intramedular, da 20ª à 28ª semana consideramos retardo de consolidação, e após esse período pseudoartrose. Nas fraturas associadas à infecção consolidou em 28 semanas. O retardo de consolidação ocorreu em três (7,8%) pacientes, necessitando de dinamização da haste para obtenção da consolidação. A claudicação estava presente em 26,3% e a dor no joelho em 52,6% dos pacientes.

Conclusão:

A conversão do fixador externo para haste intramedular, em período próximo ao trauma inicial mostrou-se eficaz, apresentando altos índices de consolidação com ótimo resultado funcional.
Biblioteca responsável: BR2025
Localização: BR2025; WE870, R467a