Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

High prevalence of the simultaneous excretion of polyomaviruses JC and BK in the urine of HIV-infected patients without neurological symptoms in São Paulo, Brazil / Alta prevalência de excreção simultânea de poliomavírus JC e BK na urina de pacientes HIV+ sem sintomas neurológicos em São Paulo, Brasil

Nali, Luiz Henrique da Silva; Centrone, Cristiane de Campos; Urbano, Paulo Roberto Palma; Penalva-de-Oliveira, Augusto César; Vidal, Jose Ernesto; Miranda, Erique Peixoto; Pannuti, Claudio Sérgio; Fink, Maria Cristina Domingues da Silva.
Rev. Inst. Med. Trop. Säo Paulo ; 54(4): 201-205, July-Aug. 2012. graf, tab
Artigo em Inglês | LILACS, SES-SP | ID: lil-643951

OBJETIVO:

Avaliar a prevalência de excreção urinaria de vírus JC (VJC) e vírus BK (VBK) em pacientes HIV+ sem sintomas neurológicos.

MÉTODOS:

Amostras de urina de pacientes HIV+ sem sintomas neurológicos foram testados para a presença de VJC e VBK através da técnica de PCR. As amostras foram triadas para a presença de poliomavírus com par de primers complementares a região precoce do genoma do VBK e do VJC (AgT). A presença foi confirmada através de dois outros ensaios de PCR dirigidos a região do gene VP1 de ambos os vírus. A análise estatística foi realizada com auxílio do teste de Kruskal-Wallis para dados numéricos e Pearson ou Yater para variáveis categóricas.

RESULTADOS:

Ao todo foram inclusos no estudo 75 pacientes. A prevalência geral de excreção de poliomavírus na urina foi de 67/75 (89,3%). O DNA do vírus VBK foi detectado em 14/75 (18,7%) das amostras de urina, e o DNA do VJC foi detectado em 11/75 (14,7%) das amostras testadas. Ambos os vírus estavam presentes simultaneamente em 42/75 (56%) das amostras de urina.

CONCLUSÃO:

Encontramos, no presente estudo, uma alta taxa de excreção de VJC, VBK e excreção simultânea em pacientes HIV+. Ainda, esses resultados diferem de outros disponíveis na literatura.
Biblioteca responsável: BR1.1