Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise das investigações em enfermagem e o uso da teoria do cuidado cultural / Analisis of the investigations in nursing and the use of theory of cultural care / Análisis de las investigaciones en enfermería y el uso de la teoría del cuidado cultural

Oliveira, Márcia Maria Coelho; Vieira, Neiva Francenely Cunha; Siqueira, Ricardo Costa de; Alves, Ângela Maria; Barroso, Maria Grasiela Teixeira; Cardoso, Maria Vera Lúcia M. Leitão.
Ciênc. cuid. saúde ; 8(1): 109-117, jan.-mar. 2009. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-644193
O estudo se constituiu de uma pesquisa bibliográfica com enfoque descritivo, a qual objetivou identificar eanalisar os objetos de estudo das dissertações e teses com enfoque na Teoria da Diversidade e Universalidadedo Cuidado Cultural. Selecionaram-se doze dissertações e seis teses de um programa de pós-graduação emenfermagem de uma universidade pública do Nordeste do Brasil, as quais corresponderam a 8,9% da produçãodo programa desde sua criação em 1998 até 2004. Da Universalidade e Diversidade do Cuidado Culturalemergiram as categorias “Manifestações de comportamento cultural do cliente” e “Ações de cuidados culturais deenfermagem”. A Teoria do Cuidado Cultural contribuiu nas pesquisas de enfermagem, envolvendo as áreassaúde da mulher, saúde da criança e práticas do cuidado. Os dados evidenciam que o processo saúde-doençarecebe influência socioeconômica e cultural, sendo necessário conhecer o contexto cultural do cliente para queas ações de saúde alcancem o resultado esperado. Concluiu-se que a Teoria do Cuidado Cultural possibilitaconhecer as crenças, valores e mitos presentes nas pessoas para assim desenvolver junto a estas os diferentesmodos de cuidar.
Biblioteca responsável: BR513.1