Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

As estratégias de luta simbólica para a formação da enfermeira visitadora no início do século XX / The strategies of the symbolic struggle for the training of the visiting nurse in the early twentieth century

Ayres, Lílian Fernandes Arial; Amorim, Wellington Mendonça de; Piva, Teresa Cristina de Carvalho; Porto, Fernando Rocha.
Hist. ciênc. saúde-Manguinhos ; 19(3): 861-882, jul.-sept. 2012.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-651735
Com base na perspectiva histórico-social, o objeto deste estudo documental consistiu nas estratégias de luta simbólica para a formação de agentes de visitação domiciliar nos Cursos de Enfermeiras Visitadoras da Cruz Vermelha Brasileira e do Departamento Nacional de Saúde Pública, no Rio de Janeiro (DF), com repercussão no Departamento de Saúde e Assistência de Pernambuco, entre 1920 e 1926. Adotamos como referencial teórico o pensamento do sociólogo Pierre Bourdieu, evidenciando uma luta simbólica no campo da saúde pública entre os sanitaristas Amaury de Medeiros e José P. Fontenelle e a enfermeira de saúde pública Ethel Parsons, para analisar quem seria responsável pela autoridade e competência científica da formação das enfermeiras visitadoras.
Biblioteca responsável: BR1273.1
Localização: BR1273.1