Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

As contribuições da Medicina Preventiva no redimensionamento da prática da Enfermagem no Brasil (1977-1980) / The contributions of Preventive Medicine at the resizing of the practice of nursing in Brazil (1977-1980)

Mendonça, Erica Toledo; Amorim, Wellington Mendonça de; Porto, Fernando Rocha.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-655367
Nos anos de 1970, em virtude da crise que se instalara no setor saúde, iniciaram as discussões que centravam na assistência primária o ponto básico para melhoria dos níveis de saúde, sob o discurso dos atores do Movimento da Reforma Sanitária.

Objetivo:

Analisar a produção sobre a Medicina preventiva divulgada nos Anais dos Congressos Brasileiros de Enfermagem, período de 1977-1980.

Metodologia:

estudo histórico-social, embasado na análise documental e temática. Utilizou como referenciais teóricos os conceitos de Sérgio Arouca e Maria Cecília Puntel de Almeida. Corpus documental Anais dos Congressos Brasileiros de Enfermagem (1977-1980). Resultados e Discussão o ideário da Medicina preventiva corporificado na produção científica de Enfermagem evidenciou uma necessidade de reorientação de suas práticas para ações primárias em saúde.

Conclusão:

a Enfermagem que adentrou os anos de 1980 assistiu à emergência de seus integrantes como sujeitos políticos, engajados na luta pela reforma sanitária e comprometidos com o campo social.
Biblioteca responsável: BR1342.1