Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Usuário da estratégia de saúde da família: conhecimento e satisfação sobre acolhimento / Family health program user: knowledge and satisfaction about user embracement

Sá, Saulo Lacerda Borges de; Mattos, Raquel Rodrigues; Pinheiro, Vitor Lima; Pequeno, Lucianna Leite; Diógenes, Maria Albertina Rocha.
Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) ; 25(2 Supl): 96-103, jun. 2012. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-655380

Objetivo:

Analisar o conhecimento e a satisfação dos usuários de uma Unidade Básica de Saúde acerca da estratégia do acolhimento.

Métodos:

Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado em uma Unidade Básica de Saúde, Fortaleza-CE, Brasil, onde eram efetuadas as atividades práticas do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde da Universidade de Fortaleza. Participaram 58 usuários do serviço, estabelecendo-se como critérios de inclusão estar presente no período da coleta de dados, idade acima de 18 anos, independente do sexo, e a participação voluntária. A coleta de dados ocorreu em dezembro de 2009, por meio de entrevista semiestruturada. Os dados associados à identificação dos usuários foram processados no Microsoft Office Excel 2007, sendo organizados estatisticamente em tabela. Os dados relacionados aos aspectos qualitativos foram analisados conforme a técnica de Análise de Conteúdo.

Resultados:

56 (97%) eram mulheres, com faixa etária variando entre 21 e 40 anos; 34 (59%) eram casadas; e 53 (91%) alfabetizadas. Sobre a renda familiar, 55 (95%) recebiam menos de dois salários mínimos por mês. Com o objetivo de facilitar o entendimento das falas dos usuários, estas foram avaliadas sob a perspectiva de duas categorias conhecimento sobre acolhimento e satisfação com o acolhimento.

Conclusão:

Os usuários têm uma visão limitada do que vem a ser o acolhimento e sua magnitude para prover o cuidar. Apesar de satisfeitos com o atendimento, os entrevistados relatam como aspectos negativos a carência de profissionais; a relação profissional-usuário prejudicada, devido aos constantes atrasos do profissional; e a desumanização no atendimento.
Biblioteca responsável: BR6.1