Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comunidade de prática enquanto modo coletivo de aprendizagem e desenvolvimento de práticas e saberes na estratégia saúde da família: um estudo teórico / Community of practice as a collective way of learning and development of practices andknowledge of the family health strategy: a theoretical study

Ellery, Ana Ecilda Lima; Pontes, Ricardo José Soares; Loiola, Francisco Antonio.
Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) ; 25(2 Supl): 104-112, jun. 2012. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-655381

Objetivo:

Apresentar e discutir a contribuição do conceito de Comunidade de Prática (CP), enquanto espaço coletivo de aprendizagem, desenvolvimento de saberes e práticas no interior de equipes multiprofissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Métodos:

Estudo teórico, através de revisão bibliográfica não sistemática sobre a temática das ?Comunidades de Prática? na obra dos pesquisadores sociais, Jean Lave e Etienne Wenger, formuladores deste conceito, complementando com estudos sobre a mesma temática, oriundos da busca em bases de dados online.

Resultados:

Uma CP se caracteriza por um conjunto de pessoas que pactuam um projeto em comum, engajam-se mutuamente neste, compartilhando um repertório que permite a comunicação entre eles. Vários efeitos são atribuídos à experiência de trabalho em comum no âmbito de uma CP, como a socialização de conhecimentos, a colaboração interprofissional e o desenvolvimento de um ambiente propício à prática reflexiva, que facilita a mediação de conflitos. A teoria das CP pressupõe uma mudança importante na concepção de aprendizagem. Diferentemente de teorias que consideram a aprendizagem como resultante, principalmente, de processos internos da pessoa, como a cognitiva, a teoria da CP concebe a aprendizagem sobre o ângulo de uma participação social. As interrelações desenvolvidas no interior das CP influenciam os processos de aprendizagem, de negociação de sentido e de formação de identidades, que resulta do fato de pertencer à comunidade e do significado atribuído ao trabalho compartilhado. Conclusões. A formação de CP na ESF pode ser um dispositivo para facilitar a construção de projetos interprofissionais, expresso pela integração de saberes e colaboração interprofissional.
Biblioteca responsável: BR6.1