Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sintomas e fatores de risco para asma entre escolares piauienses / Síntomas y factores de riesgo para el asma entre escolares piauienses / Symptoms and risk factors for asthma among piauiense schoolchildren

Castro, Gessianne Carvalho; Sousa, Lívia Kênia de Carvalho; Vera, Paula Valentina de Sousa; Lima, Luisa Helena de Oliveira; Oliveira, Edina Araújo Rodrigues; Lima, Rúbia Fernanda Santos; Magalhães, Luis Fernando Beserra; Araújo, Nileide Lima; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira.
Acta paul. enferm ; 25(6): 926-932, 2012. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-657992

OBJETIVOS:

Analisar a prevalência de sintomas de asma entre escolares de seis a sete anos do município de Picos-PI; e identificar fatores de risco associados à doença.

MÉTODOS:

Estudo transversal realizado com crianças de 6 e 7 anos de Picos em novembro de 2010 a maio de 2011. Para coletar os dados, foi utilizado um formulário adaptado do Internacional Study of Asthma and Allergies in Childhood. Os dados foram analisados com base na estatística descritiva e analítica.

RESULTADOS:

Dentre as 234 crianças da amostra estudada, 56% eram do gênero feminino. A prevalência de diagnóstico médico de asma foi de 7,7%. Os seguintes fatores de risco apresentaram relação estatisticamente significante com a ocorrência de asma (p < 0,05) sibilos após a realização de exercício físico, tosse seca à noite sem estar gripado, bronquite, e ter pais asmáticos.

CONCLUSÃO:

Observou-se o subdiagnóstico da asma e há necessidade de que novos trabalhos sejam realizados com uma amostra maior, para analisar de modo mais amplo a situação da asma em crianças no município de Picos - PI.
Biblioteca responsável: BR1.2