Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mulher climatérica: uma proposta de cuidado clínico de enfermagem baseada em ideias freireanas / Climacteric women: a proposal for nursing clinical care based on Freirean ideas / Mujer climatérica: una propuesta de cuidado clínico de enfermería basada en ideas freireanas

Vidal, Cláudia Rejane Pinheiro Maciel; Miranda, Karla Corrêa Lima; Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa; Rodrigues, Dafne Paiva.
Rev. bras. enferm ; 65(4): 680-684, jul.-ago. 2012.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-659779
O estudo objetiva dialogar entre os conceitos cuidar e educar e propor uma estratégia de educação em saúde como possibilidade de cuidado clínico de Enfermagem para mulheres no climatério baseada nos princípios educativos de Paulo Freire. Ao longo dos anos, diferentes paradigmas de Educação em Saúde são condicionados por diferentes estratégias, muitas delas reducionistas, o que requer questionamentos e implementação de ações mais integrantes e participativas. A partir deste pensamento, buscamos uma possibilidade de educação que contemple o Outro em sua complexidade, possibilitando que a mulher em sua fase climatérica possa também ser assistida de forma integral. Neste cenário, visualizamos os princípios de Paulo Freire como marco norteador para este desenvolvimento, por ele mostrar uma educação dialogada, solidária, sem arrogância, articulando o saber científico com o conhecimento popular, traduzindo seu método em um trabalho coletivo.
Biblioteca responsável: BR1.1