Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nutritional status of children with congenital heart disease / Estado nutricional de crianças com cardiopatias congênitas / Estado nutricional de niños con cardiopatías congénitas

Monteiro, Flávia Paula Magalhães; Araujo, Thelma Leite de; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira; Chaves, Daniel Bruno Resende; Beltrão, Beatriz Amorim; Costa, Alice Gabrielle de Sousa.
Rev. latinoam. enferm ; 20(6): 1024-1032, Nov.-Dec. 2012. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-659784

OBJETIVO:

caracterizar o estado nutricional e verificar variáveis que predizem alterações nutricionais em crianças portadoras de cardiopatias.

MÉTODO:

trata-se de estudo transversal, realizado em duas instituições de saúde, de janeiro a junho de 2009, utilizando formulário com questões nutricionais. Selecionaram-se 132 crianças menores de dois anos e que apresentavam cardiopatia congênita, excluindo-se aquelas com outras doenças graves.

RESULTADO:

os valores de percentis e escores Z predominantes concentraram-se dentro da faixa de normalidade. Entretanto, os valores de escores Z apresentaram variações negativas com desvio para a esquerda. Na análise de fatores preditores, a ocorrência de desnutrição imediata e aguda esteve relacionada à diminuição da prega cutânea subescapular, a desnutrição imediata relacionou-se ao elevado escore de Apgar. A desnutrição crônica referiu-se às crianças do sexo feminino com idademaior.

CONCLUSÃO:

evidencia-se a necessidade de realizar estratégias nutricionais que possibilitem melhor prognóstico, na tentativa de ampliar os cuidados de enfermagem direcionados a essas crianças.
Biblioteca responsável: BR1.1