Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Interference of nail polish on the peripheral oxygen saturation in patients with lung problems during exercise / Interferência do esmalte de unha na saturação periférica de oxigênio em pacientes pneumopatas no exercício / La interferencia del esmalte de uñas en la saturación periférica de oxígeno en pacientes con pneumopatía en el ejercicio

Shimoya-Bittencourt, Walkiria; Pereira, Carlos Alberto de Castro; Diccini, Solange; Bettencourt, Ana Rita de Cássia.
Rev. latinoam. enferm ; 20(6): 1169-1175, Nov.-Dec. 2012. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-659800

OBJETIVO:

avaliar a interferência do esmalte de unha na leitura da saturação periférica de oxigênio em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, no exercício do degrau.

MÉTODOS:

foram incluídos pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica estável, não fumantes atuais, de ambos os sexos. Utilizaram-se quatro cores de esmalte (base, rosa claro, vermelho e marrom), distribuídas aleatoriamente entre os dedos da mão direita, tendo os dedos contralaterais como controle. A saturação foi medida em repouso com e sem esmalte e durante o 4º, 5º e 6º minutos do exercício.

RESULTADOS:

foram incluídos 42 pacientes com idade de 62,9±8,7 anos. No exercício, a cor vermelha diminuiu a mesma no quarto minuto de exercício (p=0,047). A cor marrom reduziu a saturação no repouso e durante o exercício (p=0,01).

CONCLUSÃO:

em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, as cores marrom e vermelha interferem na leitura da saturação periférica de oxigênio no exercício. Este estudo está registrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos, sob número de registro RBR-9vc722.
Biblioteca responsável: BR1.1