Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A biossegurança sob o olhar de enfermeiros / Biosecurity in the view of nurses / Bioseguridad bajo la mirada de enfermeros

Valle, Andréia Rodrigues Moura da Costa; Moura, Maria Eliete Batista; Nunes, Benevina Maria Vilar Teixeira; Figueiredo, Maria do Livramento Fortes.
Rev. enferm. UERJ ; 20(3): 361-367, jul.-set. 2012. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-661972
O estudo objetivou conhecer as representações sociais da biossegurança elaboradas por enfermeiros e analisar como essas representações influem na prática e na qualidade da assistência de enfermagem em áreas críticas. Pesquisa exploratória realizada com 18 enfermeiros de um hospital público de Teresina, Piauí, no período de junho a setembro de 2009. Os dados foram produzidos por meio de entrevista, processados no software Alceste 4.8 e feita análise lexical por meio da classificação hierárquica descendente. Os resultados foram apresentados em cinco classes semânticas Medidas de biossegurança utilizadas pelos enfermeiros; Conhecimento de biossegurança; Relação da biossegurança com a prática profissional; Relação da biossegurança com o controle das infecções; Biossegurança e a qualidade da assistência. Essas representações sociais revelaram sentimentos de impotência quanto ao uso efetivo das medidas de biossegurança e a necessidade da implantação de programas de educação permanente que contemplem ações práticas de biossegurança para proporcionar uma assistência de qualidade.
Biblioteca responsável: BR1366.1