Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Terapia de reposição volêmica durante artroplastia de quadril usando hidroxietilamido (130/0, 4) comparado com Ringer lactato diminui transfusão de sangue alogênico e infecção pós-operatória / Volume replacement therapy during hip arthroplasty using hydroxyethyl starch (130/0. 4) compared to lactated Ringer decreases allogeneic blood transfusion and postoperative infection / Terapia de reposición volémica durante la artroplastia de cadera usando hidroxietilalmidón (130/0, 4): comparado con lactato de Ringer reduce la transfusión de sangre alogénica y la infección posoperatoria

Hamaji, Adilson; Hajjar, Ludhmila; Caiero, Marcelo; Almeida, Juliano; Nakamura, Rosana Ely; Osawa, Eduardo A; Fukushima, Julia; Galas, Filomena R; Auler Junior, Jose Otavio Costa.
Rev. bras. anestesiol ; 63(1): 36-44, jan.-fev. 2013. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-666117
JUSTIFICATIVA E

OBJETIVOS:

O hidroxietilamido 130/0,4 (HES 130/0,4) é considerado um expansor plasmático efetivo quando comparado com cristaloides. Há controvérsia sobre sua superioridade em relação à otimização hemodinâmica e sobre possíveis efeitos prejudiciais na coagulação. O objetivo deste estudo foi comparar os efeitos do HES 130/0,4 com os da solução de Ringer lactato durante artroplastia de quadril em pacientes adultos sob raquianestesia e levou em consideração sangramento intraoperatório, parâmetros hemodinâmicos, coagulograma, necessidade de transfusão e desfechos clínicos.

MÉTODOS:

Neste estudo randômico e controlado, 48 pacientes agendados para artroplastia de quadril com raquianestesia foram alocados em dois grupos 24 receberam uma pré-carga de HES 130/0,4 (15 mL.kg-1) e 24 receberam uma pré-carga de solução de Ringer lactato (30 mL. kg-1) antes da cirurgia. Mensurações hemodinâmicas, concentração de hemoglobina, parâmetros bioquímicos e testes de coagulação foram avaliados em três períodos durante o procedimento cirúrgico. Os pacientes receberam acompanhamento médico durante a internação e até 30 dias no período pós-operatório. O principal fator foi a necessidade de transfusão de hemácias entre os grupos durante a internação. Os fatores secundários foram parâmetros hemodinâmicos, tempo de internação, mortalidade e ocorrência de complicações clínicas. no período pós-operatório. O principal fator foi a necessidade de transfusão de hemácias entre os grupos durante a internação. Os fatores secundários foram parâmetros hemodinâmicos, tempo de internação, mortalidade e ocorrência de complicações clínicas.

RESULTADOS:

A transfusão de hemácias foi necessária em 17% dos pacientes do grupo HES e em 46% dos pacientes do grupo Ringer lactato (p = 0,029). Infecções pós-operatórias foram observadas com mais frequência no grupo de Ringer lactato (17%) em comparação com o grupo HES (0), p = 0,037. Não houve diferenças significativas entre os grupos em relação à mortalidade, ao tempo de internação e às complicações clínicas, exceto infecção.

CONCLUSÕES:

Durante a artroplastia de quadril, os pacientes tratados com hemodiluição hipervolêmica normal com hidroxietilamido 130/0,4 precisaram de menos transfusão e apresentaram índice menor de infecção em comparação com os pacientes que receberam Ringer lactato.
Biblioteca responsável: BR1.1